sexta-feira, 13 de maio de 2011

INDUSTRÍAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A.

INDUSTRÍAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A.

As industrias Alimentícias WAL-CAN s/a, durante décadas foi responsável pelo beneficiamento e industrialização e comercialização de (5),cinco marcas de CAFÉ no nordeste do país, atendeu pelo nome de WAL-CAN e reinou em absoluto.
As Industrias Alimentícias WAL-CAN s/a foi oficialmente a maior empresa no comércio varejista e consumidores do nordeste.
As Industrias Alimentícias WAL-CAN s/a, surgiu na cidade de fortaleza em 1948 pelo espírito empreendedeor e audaz de Valtério Cavalcanti que então iniciava com uma modesta moageira de CAFÈ. No nome do seu fundador está a sigla que ele habilmente descobriu e usou para batizar seus produtos, apenas substituindo o V pelo W, para dar-lhe uma sofisticação maior e provocar, como provocou discussões do possível significado da palavra. E logo chegou a tingir o mercado do nordeste até cerca de 85% do total da preferência dos consumidores de CAFÉ. Com seus produtos e cinco marcas de CAFÉ, como o próprio CAFÉ WAL-CAN e outras marcas como PERY, KABANA, ABRIGO e TAPAJÓS e com os produtos industrializados em massas alimentícias como biscoitos, bolachas macarrão, macarrão talharim e macarrão para sopas bem como açúcar, fubá de milho, creme de milho, xérem de milho, colorau, farinha de trigo, arroz, feijão e tambem a linha de bombons, chocolates e pão.
Com o faturamento de 540.000 sacas de CAFÉ ao ano e com o crescimento permitido por lei de 20% ao ano simples no período de 27 anos de paralisação no mercado totalizaria hoje a quantidade de : 248.832.000 (duzentos e quarenta e oito milhões oitocentos e trinta e dois mil), quilos de café disputando o mercado xícara a xícara com outras marcas como, café Guimarães,café Enilda, café união, café Paraense, café Múcuripe, café Melita, café Marjorlandia e café Presidente, que eram detentoras do restante do mercado atingindo aos 15%.
Com a paralisação das INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A, em 1983 data do ultimo balanço, que atualizado para o ano de 2010, e com o preço médio de venda por quilo de CAFÉ,no valor de R$.7,00 (sete reais), hoje totalizaria o valor de R$.1.741.824.000,00 (um bilhão setecentos e quarenta e um milhões oitocentos e vinte e quatro mil reais), ao ano.
Com o crescimento permitido por lei de 10% ao ano composto, as INDUSTRÍAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A passaria de 540.000 (quinhentos e quarenta mil), sacas de CAFÉ, para hoje em 2010 ao total de 7.079.396(sete milhões setenta e nove mil trezentos e noventa e seis), sacas de café ao ano, que transformados em quilos de café pronto para o consumidor, totalizariam a quantidade de 509.716.512 (quinhentos e nove milhões setecentos e dezesseis mil quinhentos e doze), quilos de CAFÉ, ao preço médio de venda no valor de R$.7,00 (sete reais), por quilo hoje,totalizaria o valor em R$. 3.568.015.584,00 (três bilhões quinhentos e sessenta e oito milhões quinze mil quinhentos e oitenta e quatro reais), a venda de café WAL-CAN, por ano.
AS INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A, contava com o quadro de funcionários um mil e quinhentos funcionários, seis fabricas de beneficiadores de grão verde e dez centros de distribuições próprias, com seus produtos vendidos em 184 municípios e adjacentes em todo o nordeste e média de 150.000, pontos de vendas entre estabelecimentos mercantis como supermercados e outros revendedores.
Deixando de considerar o faturamento que o empreendedor VALTÉRIO CAVALCANTI, tinha com a VALTÉRIO CAVALCANTI REPRESENTAÇÕES, comercializava como maquina e equipamentos de costura cintos de segurança para veículos, lojas no ramo da musica nacional, com a WAL-CAN disco loja 01 e loja 02 e a Valeridisc, no mesmo ramo só que também vendia todos os tipos de instrumentos musicais ,instrumentos de corda e de sopro e percussão, todos no centro de fortaleza como também ponto de venda de cafezinho e lojas de doces e frutas cristalizadas a BALALAIKA, e no ramo de sorvete e restaurante no centro.
Essa é a real história do empreendedor VALTÉRIO CAVALCANTI.
Fortaleza, 05 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário